.BUNNER

MENU DA BAGUNÇA

NAVEGUE TAMBEM POR

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

TRABALHANDO COM ATALHOS VIA COMANDO


Configurando a Janela do Prompt de Comando

Se você quiser utilizar um prompt de comando para executar tarefas de sistema, você levará apenas alguns minutos para criar um atalho para a janela do prompt de comando na área de trabalho. Depois, basta configurar como será a aparência da janela do prompt de comando toda vez que você abri-la. Se você nunca tiver utilizado o prompt de comando, esta é uma boa maneira de conhecê-lo. Note que algumas ferramentas de linha de comando exigem que o usuário tenha privilégios de nível administrativo.
Para criar um atalho na área de trabalho e configurar a janela do prompt de comando com suas preferências pessoais, siga estas etapas:
1.Clique em Iniciar , vá até Todos os programas , até Acessórios , e clique com o botão direito do mouse em Prompt de comando .
2.Vá até Enviar para , e clique em Área de trabalho (criar atalho) .
3.Clique duas vezes no novo ícone Prompt de comando na área de trabalho. Na janela Prompt de comando, clique no ícone do prompt de comando na barra de títulos e selecione Propriedades . Observe a Figura 1.
Figure 1
Figura 1
4.Na guia Opções se desejado, altere o tamanho do cursor, as Opções de exibição e as Opções de edição. (A opção Modo de edição rápida permite utilizar o mouse para recortar e colar sem ter de utilizar o menu Editar .) Não faça nenhuma alteração nas configurações de tamanho do buffer.
5.Na guia Fonte , se desejado, altere a Fonte ou a Visualização da janela.
6.Na guia Layout , se desejado, altere o tamanho do buffer de tela, o tamanho da janela ou a Posição da janela.
7.Na guia Cores , se desejado, altere o texto da tela, o Plano de fundo da tela, o texto pop-up ou as Cores de plano de fundo dos pop-ups. Depois, clique em OK .


Atalhos de Linha de Comando para Iniciantes

Após uma cuidadosa pesquisa feita na comunidade online do Windows XP, percebi que estes atalhos de linha de comando são os melhores para iniciantes:
shutdown para desligar o sistema
convert para converter um sistema de arquivo FAT para NTFS
Para mais informações sobre qualquer comando, digite command name /?. Depois, pressione Enter.

Desligando o Sistema

Embora o fato de desligar o computador a partir do menu Iniciar seja a forma mais rápida e fácil, o comando shutdown também pode ser utilizado em um prompt de comando para desligar o computador. Esse comando também oferece parâmetros para efetuar log off de um usuário, reiniciar o computador e interromper o desligamento de um sistema. Se você já teve de fazer um boot na linha de comando para solucionar um problema, você vai querer saber como esse comando funciona. Para desligar o computador e tentar utilizar outras opções, é preciso:
1.Fechar todos os programas abertos de forma a evitar a perda de dados.
2.Abrir o Prompt de comando a partir do atalho criado na seção anterior ou clicando em Iniciar , indo até Todos os programas , depois até Acessórios e clicando em Prompt de comando .
3.No prompt de commando, digite shutdown -s . Pressione Enter ou Return no teclado. Será exibida a caixa de diálogo Shutdown.
4.Para interromper o progresso do desligamento, no prompt de comando, é preciso digitar shutdown -a .
Entre outras opções, temos -r para reiniciar o sistema, -m \\nomedocomputador para desligar um computador remoto e -l para efetuar log off do computador. Para visualizar todas as opções, digite shutdown /? no prompt de comando.

Convertendo um Sistema de Arquivo FAT para NTFS

Se o seu sistema de arquivo estiver configurado como FAT em vez de NTFS, você está perdendo algumas vantagens extras. Com o NTFS, você aumenta a segurança, a compactação de arquivos, as cotas de disco e a criptografia – recursos que você não tem com o FAT. Para saber os prós e os contras de ambos os sistemas de arquivo, leia o artigo de Charlie Russel, NTFS vs. FAT: Qual é o Melhor para Você?  Se você decidir fazer a conversão, veja como isso será simples:
1.Feche todos os programas abertos para evitar que os dados sejam perdidos. Prepare-se para reiniciar seu computador.
2.Abra o prompt de comando e digite convert C: /FS:NTFS , sendo que C representa a letra da unidade de disco a ser convertida. Pressione Enter ou Return no teclado.
3.Aguarde enquanto o processo é concluído. Não faça nada enquanto a conversão é realizada.
Você também pode abrir o prompt de comando a partir da caixa Executar (disponível no menu Iniciar ). Basta digitar cmd e pressionar Enter.


Atalhos de Linha de Comando para Usuários de Nível Intermediário

Existem muitos atalhos de linha de comando conhecidos para usuários intermediários. Os atalhos que apresentarei aqui podem ser utilizados para monitorar e reparar um sistema de computador e solucionar problemas que possam ocorrer com ele. Esses atalhos são reconhecidos pela comunidade do Windows XP como sendo as melhores ferramentas de linha de comando disponíveis. Nesta seção, falaremos sobre os comandos:
sfc utilizado para examinar, encontrar e substituir arquivos de sistema protegidos que estão faltando.
driverquery utilizado para visualizar uma lista completa dos drivers e de suas propriedades.
chkdsk utilizado para examinar e reparar problemas no disco rígido.
Consulte Utilitários de Linha de Comando do Windows XP  para obter uma lista de prompts de comando que funcionam com o Windows XP.

Examinando, Encontrando e Substituindo Arquivos de Sistema que estão Faltando

O Verificador de Arquivos de Sistema (SFC - System File Checker) pode ser utilizado em um prompt de comando para examinar arquivos de sistema protegidos e substituir quaisquer arquivos que estejam faltando. A falta de arquivos de sistema pode ser a causa de diversos problemas, incluindo problemas de inicialização e desligamento e erros .dll. Se você estiver recebendo erros relacionados a arquivos de sistema protegidos, esse utilitário poderá resolver esse dilema.
1.Localize o seu CD do Windows XP e insira-o na unidade de CD-ROM. Quando for perguntado o que você deseja fazer, clique em Sair. Feche qualquer outro programa aberto.
2.Abra a janela de prompt de comando a partir do atalho criado na seção anterior ou clique em Iniciar , vá até Todos os programas , depois até Acessórios e clique em Prompt de comando .
3.No prompt de comando, digite sfc /scannow. Pressione Enter ou Return no teclado.
4.Aguarde até que o processo seja concluído. Não faça nada enquanto a verificação estiver sendo feita.

Visualizando uma Lista Completa de Drivers

Uma outra ferramenta de linha de comando útil e conhecida é a driverquery. Os usuários de nível intermediário e os administradores de rede podem utilizar esse comando para visualizar uma lista de todos os drivers de dispositivo instalados e suas respectivas propriedades. É possível adicionar parâmetros do comando driverquery, o que permite que informações sejam exibidas em uma tabela ou em uma lista ou que sejam exibidos valores separados por vírgula – tudo isso pode ser utilizado para salvar informações a serem utilizadas posteriormente. Há também um comando que exibe somente as informações sobre drivers de dispositivo assinados.
Para visualizar uma lista completa dos drivers de dispositivos de um computador:
Em um prompt de comando, digite driverquery e pressione Enter.
Para formatar as informações em uma lista:
Em um prompt de comando, digite driverquery /fo:table e pressione Enter.
Para formatar as informações em uma lista:
Em um prompt de comando, digite driverquery /fo:list e pressione Enter.
Para formatar as informações utilizando valores separados por vírgula:
Em um prompt de comando, digite driverquery /fo:csv e pressione Enter.
Para visualizar somente drivers de dispositivos assinados:
Em um prompt de comando, digite driverquery /si . A Figura 3 mostra um exemplo de informações de um driver assinado apresentadas em uma lista.
Figure 3
Figura 3
Há um artigo curto, mas informativo, sobre esse comando em MyITForum  , escrito por Larry Duncan.

Examinando e Reparando Problemas com um Disco Rígido

O Chkdsk cria e exibe um relatório de status para um disco rígido e pode corrigir erros no disco, caso necessário. Utilizado sem nenhum parâmetro, o chkdsk simplesmente exibe o status do disco na unidade atual. Se utilizado com parâmetros, esse comando pode localizar setores ruins, reparar o disco e recuperar informações legíveis.
Para visualizar um relatório de status do disco, no prompt de comando, basta digitar chkdsk e pressionar Enter. Se forem encontrados erros, será exibida uma mensagem de erro, como mostrado na Figura 4.
Figure 4
Figura 4
Para reparar erros com o disco, no prompt de comando, digite chkdsk /f/r e pressione Enter. O parâmetro /f corrige os erros no disco; o parâmetro /r localiza os setores ruins e recupera as informações legíveis. Se você receber uma mensagem informando que o Chkdsk não pôde ser executado porque o volume está em uso por um outro processo, isso provavelmente significará que você está tentando corrigir erros no disco atualmente utilizado por você. Você não pode fazer isso, mas o computador pode reparar erros na inicialização, e você deve agendar um compromisso para fazer isso.
Nota: Caso você tenha problemas com a execução do chkdsk no boot do sistema, faça o download do patch de atualização do chkdsk.exe update aqui.


Atalhos de Linha de Comando para Usuários Avançados

Existem diversas ferramentas de linha de comando avançadas, criadas e voltadas para administradores de rede e usuários avançados. Se você tiver interesse, utilize estas opções de linha de comando:
Bootcfg — utilize esse comando para definir, consultar ou alterar as configurações do arquivo boot.ini. Tenha cuidado ao fazer alterações nesse arquivo!
Gpresult — utilize esse comando para testar a Diretiva de Grupo e obter informações gerais sobre o sistema operacional, o usuário e o computador, incluindo o número do produto e os detalhes Service Pack, nome de usuário, nome de domínio, tipo de perfil, privilégios de segurança, informações de cota de disco e a última vez que a diretiva foi aplicada.
Recover — utilize esse comando para recuperar informações legíveis de um disco com falha ou defeituoso.
Schtasks — utilize esse comando para agendar a execução de programas em um momento específico ou em intervalos específicos.
Para visualizar uma lista completa dos comandos disponíveis para o Windows XP, incluindo as mais novas adições, acesse a página Referência de Linha de Comando  no site da Microsoft TechNet.
Joli Ballewé escritora e autora de diversos livros, incluindo Microsoft Windows XP: Do Amazing Things (Microsoft Press) and Windows XP Professional: The Ultimate User's Guide, Second Edition (Paraglyph Press). Além de escrever, Joli dá aulas na Faculdade Eastfield Communit, é uma artista e administradora de redes na North Texas Graphics.

Um comentário: