.BUNNER

MENU DA BAGUNÇA

NAVEGUE TAMBEM POR

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

COMO REMOVER PROGRAMAS INDESEJÁVEIS E VARRER O SISTEMA EM BUSCA DE ERROS

Quem frequenta o Baixaki está acostumado a instalar vários programas diferentes. Mas, muitas vezes, usamos o programa e não o queremos mais no computador, pelo motivo que for. A maioria vem um com desinstalador próprio ou pode ser desinstalado pela função “Adicionar/Remover Programas” do Windows.
Porém, alguns deles não trazem esse recurso, por algum motivo ainda desconhecido por nós. Mas o que é conhecido é a forma como podemos desinstalá-los sem problemas e aqui vão os passos para isso.
Procure o desinstalador
Muitas vezes o programa não está listado em “Adicionar/Remover Programas”, mas tem um desinstalador, ou não tem um desinstalador e está listado no recurso. Então, antes de entrar em pânico, verifique ambos. O “Adicionar/Remover Programas” no Windows pode ser encontrado no Painel de Controle. Basta abrir e procurar o programa. Caso esteja lá, é só clicar em “desinstalar” e seguir as instruções.
Os desinstaladores dos programas geralmente se encontram na mesma pasta que está o arquivo executável. Caso exista uma pasta no Menu Iniciar do programa, verifique se ele está lá. Caso esteja, selecione-o e siga as instruções.
Caso não esteja, encontre o link do programa, clique com o botão direito, escolha “Propriedades” e lá encontre o caminho. Vá até esse caminho no Windows Explorer e na pasta principal procure algo como “Uninstall”. Se encontrar, execute e siga as instruções. Se não encontrar, vá para o próximo passo.
Nas propriedades do programa, você encontra o caminho para o arquivo.
Instale programas para desinstalar programas
Por mais paradoxal que possa parecer, uma alternativa muito prática é instalar programas para desinstalar outros. Podemos listar aqui o Ashampoo Magical Uninstall, o Revo Uninstall e o Fine Uninstall. Eles têm instalação fácil e também possuem desinstaladores, caso você não queira mais usá-los.
Desinstalação manual
Se nada disso adiantar, você pode tentar uma desinstalação manual. É só acompanhar os passos a seguir e você será capaz de apagar definitivamente qualquer programa de seu computador.
1) Faça backup do registro – Antes de tentar qualquer modificação no computador, faça o backup do registro. Assim, caso você por acidente delete alguma informação que não deveria, você pode recuperá-la. Para saber como fazer isso, leia estes artigos:
2) Localize o caminho e o nome do arquivo – Faça isso clicando com o botão direito sobre o ícone do programa e escolhendo “Propriedades”. O caminho do arquivo deve aparecer em “Destino” ou "Iniciar em". Deixe a janela de Propriedades aberta, pois você vai precisar dessa informação em todos os passos.
3) Limpe a inicialização – No Windows XP, vá ao Menu Iniciar e clique em "Executar". Nos Windows Vista, essa busca é feita na parte inferior do Menu Iniciar. Digite e procure por msconfig. Abra a aba “Inicialização” ou “Inicialização de Programas”. Procure qualquer opção que contenha o nome do programa ou caminho do arquivo executável que se encontra na janela Propriedades que você abriu anteriormente.
Mas antes de desmarcar a opção, tenha certeza de que o caminho esteja completo, pois você não vai querer desmarcar todos os programas da pasta C:/Arquivos de Programas/, por exemplo. Caso, ao fechar o msconfig, seja pedido para reiniciar o computador, faça isso e continue com o próximo passo.
Na aba inicialização, você desmarca os programas que quer desinstalar.
4) Apague a pasta do programa – Agora, abra o Windows Explorer e encontre a pasta que contém o arquivo executável do programa que você quer desinstalar. Apague todos os arquivos e subpastas dentro dela, inclusive o executável do programa. Depois, suba um nível até o diretório que contém essa pasta e apague-a, pois agora ela deve estar vazia.
5) Limpe o registro – Pode ser que ao instalar o programa, ele tenha incluído alguma informação no registro. Para limpar, use um programa de limpeza de registro, como o CCleaner, que faz o trabalho sujo de remover essas entradas sem oferecer riscos a seu computador. Ele também vai remover qualquer outra entrada inútil, deixando a máquina mais leve.
Use o CCleaner para limpar o registro de entradas desnecessárias
6) Apague o atalho – Finalmente, feche a janela de “Preferências” do programa que você queria deletar. Depois apague os links e ícones desse programa. Eles podem estar na Area de trabalho, na pasta “Meus Programas” ou “Todos os Programas” do Menu Iniciar e da barra de inicialização rápida. Lembre-se de também esvaziar a Lixeira.
Pronto! Se você seguiu estes passos, deverá ter removido por completo o programa, sem grandes problemas e com segurança total.

Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/2245-como-desinstalar-programas-manualmente.htm#ixzz1hIP7lq1n

Nenhum comentário:

Postar um comentário