Use estas dicas para aproveitar ao máximo o Microsoft Office Word 2007.
Neste artigo
- Inicialização e configurações
- Exibindo e navegando em documentos
- Formatando texto
- Formatando tabelas
- Editando e revisando documentos
Inicialização e configurações
- Para alterar o nome e as iniciais do autor exibidas nos comentários e nas alterações controladas de documentos novos e existentes, atualize o nome na caixa Nome do usuário (Opções do Word, categoria Popular) ou a propriedade de documento Autor. Para obter mais informações, consulte Alterar o nome do autor dos documentos.
- Para atribuir atalhos de teclado aos estilos mais utilizados, clique em Personalizar na categoria Personalizar da caixa de diálogo Opções do Word. Para obter mais informações, consulte Recursos de acessibilidade do Word.
Impedir que os usuários alterem o conjunto padrão de Estilos Rápidos
- Na caixa de diálogo Estilos, clique em Gerenciar Estilos e, em seguida, clique na guia Restringir.
- Marque a caixa de seleção Bloquear alternância de Conjuntos de Estilos Rápidos.
Observação Impedir que os usuários alterem o conjunto de Estilos Rápidos não os impede de alterar a fonte e as cores de tema.
Salvar um modelo na pasta Meus modelos
- Na caixa de diálogo Salvar como, clique em Modelos Confiáveis (Microsoft Windows XP) ou Modelos (Windows Vista).
- Na lista Salvar como tipo, selecione Modelo do Word.
- Digite um nome para o modelo na caixa Nome do arquivo e clique em Salvar.
Exibindo e navegando em documentos
- Para desativar o modo Leitura em Tela Inteira e retornar ao modo Layout de Impressão, pressione ESC.
- Para impedir que o modo Leitura em Tela Inteira seja aberto automaticamente, nesse modo, clique em o Opções de Exibição e, em seguida, clique em Não Abrir Anexos em Tela Inteira.
- Para mover-se até a palavra anterior ou seguinte, pressione CTRL+SETA PARA A ESQUERDA ou CTRL+SETA PARA A DIREITA.
- Para ir até o início ou final do documento, pressione CTRL+HOME ou CTRL+END.
- Para exibir a organização de um documento e pular para seções diferentes, na guia Exibir, no grupo Mostrar/Ocultar, clique em Mapa do Documento.
Formatando texto
- Para formatar uma palavra sem selecioná-la, clique na palavra e aplique a formatação desejada. Por exemplo, pressione CTRL+N para aplicar negrito.
- Para selecionar uma palavra, clique nela.
- Para selecionar uma frase, pressione CTRL e clique na frase.
- Para selecionar um parágrafo, clique três vezes no parágrafo.
- Para selecionar um documento inteiro, pressione CTRL+T.
- Para colar somente texto, sem a formatação, cole o texto, clique em Opções de Colagem e selecione Manter Somente Texto.
- Para preservar a formatação ao mover ou copiar um parágrafo, inclua a marca de parágrafo ( ).
- Para centralizar, alinhar à esquerda ou alinhar à direita um parágrafo selecionado, pressione CTRL+E, CTRL+Q ou CTRL+G.
- Para criar uma linha, pressione a tecla de hífen três ou mais vezes e, em seguida, pressione ENTER. Para criar uma linha mais espessa, mantenha pressionada a tecla SHIFT e pressione a tecla de hífen três ou mais vezes. Por fim, pressione ENTER.
- Para aumentar ou diminuir o tamanho do texto, selecione o texto e pressione CTRL+SHIFT+] ou CTRL+SHIFT+[.
Formatar texto usando a Minibarra de Ferramentas
A Minibarra de Ferramentas aparece automaticamente quando você seleciona o texto e quando você clicar com o botão direito do mouse no texto.- Selecione o texto que você deseja formatar.
- Mova o ponteiro do mouse para a Minibarra de Ferramentas e faça as alterações desejadas na formatação.
Reutilizar formatação
Use o Pincel para copiar a formatação do texto de uma área do documento e aplicá-la a outra.- Selecione o texto que possui a formatação que você deseja aplicar a outras áreas.
- Na guia Página Inicial, no grupo Área de Transferência, clique em Pincel..
Observação Para aplicar o formato do texto a várias áreas, clique duas vezes em Pincel. Quando terminar de aplicar a formatação, clique em Pincel novamente ou pressione ESC.
Exibir realce na tela e na impressão
- Clique em Exibir.
- Em Opções para exibição de página, marque ou desmarque a caixa de seleção Mostrar marcas de marca-texto.
Formatando tabelas
- Para limpar o conteúdo de uma tabela, selecione a tabela e pressione DELETE.
- Para remover uma tabela e seu conteúdo, selecione a tabela e pressione BACKSPACE.
- Para adicionar uma linha ao final de uma tabela, clique na última célula e pressione a tecla TAB.
- Para inserir um caractere de tabulação em uma célula de tabela, clique na célula e pressione CTRL+TAB.
- Para numerar as linhas em uma tabela, selecione a coluna esquerda e, na guia Início, no grupo Parágrafo, clique em Numeração.
- Para numerar as colunas em uma tabela, selecione a linha superior e, na guia Início, no grupo Parágrafo, clique em Numeração.
- Para inserir uma linha em branco antes de uma tabela, clique antes de qualquer texto na célula superior esquerda da tabela e pressione ENTER.
- Para mover uma linha de tabela e seu conteúdo para cima ou para baixo, selecione a linha e pressione ALT+SHIFT+SETA PARA CIMA ou ALT+SHIFT+SETA PARA BAIXO.
Salvar as tabelas mais utilizadas na galeria de Tabelas Rápidas
- Selecione a tabela.
- Na guia Inserir, no grupo Tabelas, clique em Tabela, aponte para Tabelas Rápidas e, em seguida, clique em Salvar Seleção na Galeria de Tabelas Rápidas.
Editando e revisando documentos.
- Para comparar duas versões de um documento e descobrir o que foi alterado, use a opção que permite gerar documentos com alterações. Na guia Revisar, no grupo Comparar, clique em Comparar e, em seguida, clique em Comparar novamente. Para obter mais informações, consulte Comparar documentos com a opção de geração de documentos com alterações.
- Para mesclar documentos e alterações de vários documentos em um único documento, na guia Revisar, no grupo Comparar, clique em Comparar e, em seguida, clique em Combinar.
- Para comparar documentos lado a lado, abra os dois documentos a serem exibidos. Na guia Exibir, no grupo Janela, clique em Exibir Lado a Lado.
- Para ver as duas partes de um documento simultaneamente, na guia Exibir, no grupo Janela, clique em Dividir.
- Para retornar ao local da última edição, pressione SHIFT+F5.
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