.BUNNER

MENU DA BAGUNÇA

NAVEGUE TAMBEM POR

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Como Desinstalar Programas Que Não Aparecem no Painel de Controle do Windows


Mãos a obra

Algumas vezes ficamos empolgados com um programa e vamos instalando, e encontramos outro e instalamos, e assim por diante.
O problema é que vez ou outra acabamos instalando um programa que não nos agrada ou mesmo encontrando um outro programa que faz melhor o que precisamos e aí ao tentar desinstalar o programa que não mais queremos, eis que surge o problema: Como desinstalar esse programa?
Desinstalar programas

Imagem: stock.xchng
A grande maioria de programas pode ser desinstalada através do Painel de controle do Windows (lembrando que estou usando o Windows XP para esses tutoriais). Para tanto, basta ir em Painel de controle -> Adicionar ou remover programas para abrir uma nova janela onde uma lista com todos os programas que você tem instalados no seu computador apareça. Aí é só clicar em Remover que o Windows faz o resto.
Agora eu te pergunto: O que fazer quando um programa não aparece nessa lista?
Pois é, existem alguns programas que não aparecem nessa lista! E isso acontece porque o Adicionar ou remover programas do Windows nada mais faz que utilizar os próprios desinstaladores dos programas.
Ou seja, ele só apaga aquilo que o desenvolvedor do programa quer que ele apague.
Tudo bem, você pode dizer que afinal de contas os programas vem com desinstaladores (Uninstall) próprios e isso não é problema!
Ledo engano! Saiba que muitos dos novos programas (versões gratuitas que são distribuídas pela web) não vem com desinstaladores.
Não sei porque. Vai ver que os desenvolvedores acreditam que assim a pessoa vai acabar desistindo e passar a usar o programa e quem sabe com o tempo até indique esse programa para outras pessoas não é mesmo? (vai saber)
O fato é que se o programa não aparece no Adicionar ou Remover programas e nem vem com um desinstalador bate o desespero. Mas não existe motivo para isso. Vamos ver agora algumas alternativas para resolver esse problema:

CCleaner – Também é desinstalador

ccleaner
Mais uma vez é hora de indicar o CCleaner aqui. Já falamos sobre ele para quando o assunto é Ganhar espaço no computador removendo arquivos desnecessários, mas não é só isso! O CCleaner também é um desinstalador de programas dos mais competentes!
Para usar o desinstalador do CCleaner, basta ir até a opção Ferramentas que você encontra o desinstalador de programas com uma lista dos programas instalados no seu computador (muito mais completa que a do Adicionar ou remover programas).

Um desinstalador profissional

A ideia de instalar um programa que apenas serve para desinstalar programas pode parecer estranha, mas não é!
Um programa para desinstalar programas é muito, mas muito mais eficiente que o Adicionar ou remover programas do Windows e para quem busca o máximo de desempenho é a melhor opção. Vamos ver dois exemplos:
Revo Uninstaller
O Revo Uninstaller trabalha excluindo arquivos em três etapas:
  1. Executa o desinstalador do próprio programa (se tiver).
  2. Pesquisa por sobras como entradas e registros e apaga.
  3. Faz uma relação do que sobrou e você escolhe o que quer remover.
Além disso o Revo também funciona como “limpador” de navegadores, MS Office, Windows, etc. E mais os sistemas de remoção de evidências (exclui definitivamente os arquivos que foram apagados e deixaram um rastro no seu computador) e a exclusão irreversível (remove arquivos sem chances de recuperação posterior).
myuninstaller
O MyUninstaller é dos programas mais simples que eu já vi, mas nem por isso deixa de cumprir o que promete. Na verdade, tal simplicidade chega a ser um ponto positivo para a função que ele se propõe a cumprir. Ou seja, desinstalar programas.
Ao executar o MyUninstaller ele gera uma lista com todos os programas instalados no seu computador.
E através dessa lista você pode escolher os programas que quer desinstalar ou ainda verificar entradas inválidas e salvar uma lista dos seus programas instalados em um arquivo de texto ou html.
Além disso o MyUninstaller mostra informações sobre o nome do produto, empresa desenvolvedora, versão, linha de desinstalação, pasta de instalação entre outras informações sobre o fabricante do programa listado.
Agora sim, não existe mais desculpa! Faça sua opção: Adicionar ou remover programas do Windows (básico heim?), CCleaner (melhor, bem melhor), Revo Uninstaller ou MyUninstaller (perfeito!).

Nenhum comentário:

Postar um comentário