.BUNNER

MENU DA BAGUNÇA

NAVEGUE TAMBEM POR

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

UM POUQUINHO DO EXCEL


Página Anterior
índice do manual
Próximo Capítulo Voltar Para a Página Anterior Home de DEL

Capítulo 1

Apresentação

1.1. Planilha
Uma planilha é uma grade de linhas e colunas. A intersecção de uma linha com uma coluna é chamada de Célula. Cada célula em uma planilha tem um único endereço. Um Endereço de uma célula é a designação formada pela combinação dos nomes das colunas e das linhas. Por exemplo A8 é um endereço de uma célula localizada na coluna A, linha 8.
O Cursor é o ponteiro semelhante a uma cruz que aparece sobre as células da planilha. Você usa o cursor para selecionar qualquer célula da planilha. A célula selecionada é chamada de Célula Ativa. Sempre haverá pelo menos uma célula ativa.
Uma Faixa ou Intervalo, é um grupo específico de células. Um intervalo pode ser uma célula, uma coluna, uma linha, ou qualquer combinação de células, linhas ou colunas. O Intervalo é identificado pelas suas coordenadas. O 1º elemento das coordenadas do intervalo é a localização da célula superior esquerda inicial do intervalo; o segundo elemento é a célula inferior direita do intervalo.
Os dois elementos são separados por dois pontos (:) ou ponto - ponto (..). Por exemplo, o intervalo A1:C3 ou A1..C3 inclui as células A1, A2, A3, B1, B2, B3, C1, C2, C3.
A planilha é muito mais ampla do que uma tela pode possivelmente exibir de uma vez. Para colocar os dados na muitas células que compõem a planilha, é possível movê-los para os locais desejados.

1.2. Como Executar o Programa
Para ter acesso ao Microsoft Excel 7.0, você precisará dar um clique no botão Iniciar na barra de tarefas do Windows 95, selecionar o item Programas, em seguida selecionar Microsoft Office e dar um clique no programa Microsoft Excel 7.0. Aguardando alguns instantes, você terá a apresentação da tela do Microsoft Excel 7.0.

1.3. Os Componentes da Tela do Microsoft Excel
1.3.1. Barra de Título
Indica o nome do programa ativo e o nome da planilha que está ativa no momento.
Botões Tamanho
Servem para modificar o tamanho da janela.
1.3.2. Barra de Menu
Possui comandos para a operação do Excel.

1.3.3. Barra de Ferramentas
Apresenta os comandos em forma de ícones, o que facilita a execução dos comandos mais comuns.
As barras de ferramentas contém ferramentas para ajudá-lo a trabalhar melhor e mais facilmente. As duas principais barras de ferramentas do Microsoft Excel 7.0 são Barra de Ferramentas Padrão e a Barra de Ferramentas Formatação. A Barra de Ferramentas Padrão contém botões para os comandos mais comuns do Excel, a Barra de Ferramentas Formatação contém listas e botões para os comandos de formatação mais usuais. Para usar as barras de ferramentas você precisa de uma mouse. Para executar as tarefas rapidamente, selecione um botão da barra de ferramentas em vez do comando menu.
Quando você deixa o ponteiro do mouse sobre um botão da barra de ferramentas, o Excel exibe o seu nome próximo a ele.
carinha1.gif (246 bytes)Escolhendo o comando Barra de Ferramentas do Menu Exibir, você poderá ocultar a qualquer momento suas barras de ferramentas proporcionando-lhe maior espaço de trabalho.
1.4. Principais Barras de Ferramentas
1.4.1. Barra de Ferramentas Padrão
A Barra de Ferramentas Padrão aparece quando você inicia o Microsoft Excel. Esta barra de ferramentas contém botões que irão ajudá-lo a completar suas tarefas mais freqüentes no Excel.
Botão "Nova pasta de trabalho"
Cria uma nova pasta de trabalho
Botão "Abrir"
Exibe uma caixa de diálogo Abrir, para que você possa abrir uma pasta de trabalho já existente.
Botão "Salvar"
Salva alterações feitas na pasta de trabalho ativa,
Botão "Imprimir"
Imprime a pasta de trabalho ativa de acordo com as opções que serão especificadas na caixa de diálogo
Imprimir e com as tabulações do comando Configurar Página no menu Arquivo.
Botão "Visualizar impressão"
Exibe cada página como ficará quando impressa. A barra de status na parte inferior da tela mostra o número da página atual e o número total de páginas na planilha selecionada.
Botão "Verificar ortografia"
Verifica a ortografia de textos em planilhas e gráficos.
Botão "Recortar"
Remove a seleção e a insere na Área de Transferência
Botão "Copiar"
Copia a seleção e a insere na Área de Transferência.
Botão "Colar"
Cola o conteúdo da Área de Transferência na seleção.
Botão "Ferramentas pincel"
Copia apenas os formatos das células ou objetos selecionados.
Botão "Voltar"
Reverte o último comando escolhido, se possível, ou exclui a última entrada digitada.
Botão "Repetir"
Repete o último comando selecionado, se possível, adicionando qualquer especificação de opção de caixa de diálogo.
Botão "AutoSoma"
Invoca automaticamente a função SOMA e sugere o intervalo de células a serem adicionadas.
Botão "Assistente de função"
Abre a caixa de diálogo Assistente de Função e insere a função selecionada na barra de fórmulas ou na célula ativa.
Botão "Classificar em ordem ascendente"
Classifica a lista atual em ordem do menor valor para o maior, usando a coluna que contém a célula ativa.
Botão "Classificar em ordem descendente"
Classifica a lista atual em ordem do maior valor para o menor, usando a coluna que contém a célula ativa.
Botão "Auxiliar gráfico"
Inicia o Auxiliar Gráfico, que irá guiá-lo pelas etapas necessárias para criar um novo gráfico.
Botão "Caixa de texto"
Desenha uma caixa de texto na qual você pode digitar texto em uma planilha; permite que você adicione textos "flutuantes" em um gráfico.
Botão "Desenho"
Exibe a barra de ferramentas Desenho.
Caixa "Controle de zoom"
Permite que você veja mais ou menos detalhes alterando a escala da planilha.
Botão "Assistente de dicas"
Abre o Assistente de Dicas, que exibe dicas com base nas ações desempenhadas.
Botão "Ajuda"
Adiciona um ponto de interrogação (?) ao ponteiro do mouse. Quando você posiciona este ponteiro sobre o nome de um comando ou sobre um elemento da tela e clicar com o botão do mouse, obtém informações sobre o comando ou elemento de tela selecionados.
1.4.2. Barra de Ferramentas Formatação
A Barra de Ferramentas Formatação contém botões que irão ajudá-lo a formatar objetos, células e o conteúdo das células. Você também pode formatar objetos gráficos, como textos e linhas de grade.
Caixa "Fonte"
Lista as fontes disponíveis.
Caixa "Tamanho da fonte"
Lista os tamanhos disponíveis para a fonte selecionada na caixa "Fonte"
Botão "Negrito"
Aplica o formato de negrito aos caracteres selecionados em células, caixas de texto, botões e textos de gráfico.
Botão "Itálico"
Aplica o formato de itálico aos caracteres selecionados em células, caixas de texto, botões ou textos de gráfico.
Botão "Sublinhado"
Aplica um sublinhado simples aos caracteres selecionados em células, caixas de texto ou textos de gráfico.
Botão "Alinhar à esquerda"
Alinha à esquerda o conteúdo das células, caixas de texto, botões ou textos de gráfico selecionados.
Botão "Centralizar"
Centraliza o conteúdo das células, caixas de texto, botões ou textos de gráfico selecionados.
Botão "Alinhar à direita"
Alinha à direita o conteúdo das células, caixa de texto, botões ou textos de gráfico selecionados.
Botão "Centralizar colunas selecionadas"
Centraliza horizontalmente o texto de uma célula ao longo das células selecionadas.
Botão "Formato de moeda"
Aplica o formato de moeda atualmente definido às células selecionadas.
Botão "Formato de porcentagem"
Aplica o formato de porcentagem atualmente definido às células selecionadas.
Botão "Separador de milhares"
Aplica o formato de separação de milhar atualmente definido às células selecionadas.
Botão "Aumentar casas decimais"
Adiciona uma casa decimal ao formato numérico cada vez que for clicado.
Botão "Diminuir casas decimais"
Remove uma casa decimal do formato numérico cada vez que for clicado.
Botão "Tipos de borda"
Exibe a paleta de estilos de borda que você pode usar para aplicar bordas às células selecionadas.
Botão "Cores"
Muda a cor da célula ou objeto selecionado.
Botão "Cor da fonte"
Exibe uma paleta de cores que você pode usar para mudar a cor da fonte dos caracteres selecionados na células, caixas de texto ou texto de gráfico.
Indicador de célula ativa
Indica qual a célula que está ativa no momento.
Indicadores de Linhas
Indicam as linhas da planilha.
Indicadores de Colunas
Indicam as colunas da planilha
Barra de Fórmulas
Indica o conteúdo da célula ativa.
Barra de Rolagem
Servem para "Rolar" a página.
Indicadores Planilha
Permitem que o usuário escolha um nova planilha.
Barra de Status


Indica o estado de trabalho atual.

1.5. Movimentando-se no Microsoft Excel
Utilizando o Teclado
up.gif (206 bytes)Movimenta o cursor uma célula acima.
down.gif (204 bytes)Movimenta o cursor uma célula abaixo.
left.gif (188 bytes)Movimenta o cursor uma célula à esquerda.
rite.gif (189 bytes)Movimenta o cursor uma célula à direita.
Home Posiciona o cursor no Início da planilha.
Page Up Movimenta o cursor 18 linhas acima.
Page Down Movimenta o cursor 18 linhas abaixo.
CTRL + left.gif (188 bytes) Movimenta o cursor 8 colunas à esquerda.
CTRL + rite.gif (189 bytes) Movimenta o cursor 8 colunas à direita.
F5 Movimenta o cursor para uma célula especificada.
carinha1.gif (246 bytes)No momento, só serão abordados estas teclas de movimentação do cursor, ficando as demais para mais para frente. Toda vez que você encontrar nesta apostila uma indicação <SHIFT> <TAB>, isto indicará que você deverá pressionar a primeira tecla, no caso <SHIFT>, e em seguida pressionar a tecla <TAB>.

Página Anterior
índice do manual
Próximo Capítulo

Dúvidas ou sugestões, envie um e-mail para pet@del.ufms.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário