.BUNNER

MENU DA BAGUNÇA

NAVEGUE TAMBEM POR

domingo, 1 de fevereiro de 2015

Como Rastrear um Endereço IP



Sempre que você fica online, um endereço IP é atribuído ao seu computador. Se você se conecta através de um roteador, todos os computadores daquela rede irão compartilhar um endereço IP (endereço de Protocolo de Internet) similar - embora cada computador na rede tenha um endereço único e exclusivo. O endereço IP é o endereço do Protocolo Internet (IP) dado a cada computador conectado à Internet. Ele é necessário para enviar as informações, assim como um endereço ou caixa postal são necessários para receber correspondência via correio regular. O rastreamento de um endereço IP é muito simples, e mesmo que nem sempre seja possível rastrear um indivíduo específico, você pode obter informações suficientes para agir e fazer uma reclamação.

Método 1 de 4: Endereço IP de um Website

  1. Trace an IP Address Step 1 preview.jpg
    - Assista a este breve vídeo
    1
    Abra uma janela do console de comandos. Em um PC com Windows, clique em Iniciar > Acessórios > Prompt de Comando. No Mac, abra o Terminal, que está na pasta Utilitários. Isto permitirá que você "pingue" um site, permitindo que você descubra o endereço IP do mesmo. Anúncio
  2. Trace an IP Address Step 2 preview.jpg
    - Assista a este breve vídeo
    2
    Digite PING [URL] ou TRACERT [URL]. Isto envia um sinal para aquela URL, retornando a você algumas informações relacionadas ao site e dados sobre o tempo que o sinal levou para ser recebido.
    • Um exemplo de código:ping www.facebook.com
  3. Trace an IP Address Step 3 preview.jpg
    - Assista a este breve vídeo
    3
    Pressione Enter. O endereço IP deve aparecer ao lado do nome do site, seguido pelo tempo que o ping levou em segundos ou milisegundos.
    • O formato de um endereço IP é numérico, escrito como quatro números separados por pontos. Algo como 71.238.34.104 ou similar.

Método 2 de 4: Endereço IP de um E-mail

  1. Trace an IP Address Step 4 preview.jpg
    - Assista a este breve vídeo
    1
    Abra o seu e-mail. Para encontrar o IP de um e-mail enviado para você, investigue o cabeçalho da mensagem. O procedimento para encontrar o cabeçalho de uma mensagem depende do seu cliente de e-mail.
  2. Trace an IP Address Step 5 preview.jpg
    - Assista a este breve vídeo
    2
    Abra o cabeçalho. Em um dos menus internos do e-mail recebido, há uma opção que permite que você visualize todos os cabeçalhos (no Gmail, por exemplo, a opção se chama "Mostrar Original" e está sob o menu que aparece ao clicar na seta ao lado do botão de "Responder"). Isto fará surgir uma quantidade enorme de informação na seção "De/Para" da mensagem. Você só precisará de alguns dados de toda esta informação.
    • Próximo à seção "Received", você verá algo como "from....." e um endereço IP similar ao descrito acima. Selecione um destes e copie (no exemplo, será utilizado o endereço 66.220.144.152). Você pode notar que a seção Received indica o link mx-out.facebook.com, então você pode fazer um teste para saber se está certo.
  3. Trace an IP Address Step 6 preview.jpg
    - Assista a este breve vídeo
    3
    Abra o prompt de comando como descrito acima. Porém, desta vez, ao invés de fazer um ping em um endereço conhecido, você utilizará o comando whois.
    • Na janela do terminal, digite whois 66.220.144.152 e pressione Enter. A informação será enviada para um banco de dados, analisada e retornada com a informação de registro para o endereço IP utilizado.
    • Neste caso, você pode notar que a mensagem foi enviada pelo Facebook. Perceba que você também obterá o endereço completo.
  4. Trace an IP Address Step 7 preview.jpg
    - Assista a este breve vídeo
    4
    Use uma forma alternativa de rastreamento. Talvez você não queira usar o terminal ou talvez não o tenha no computador. Então, ao invés disso, você pode experimentar usar um rastreador online, que pode lhe dar as mesmas informações que o comando whois e, na maioria dos casos, muitas outras.

Método 3 de 4: Geo-localização de um endereço IP

  1. Trace an IP Address Step 8 Version 5.jpg
    1
    Utilize os métodos descritos acima para obter o número IP que você deseja verificar.
  2. Trace an IP Address Step 9 Version 5.jpg
    2
    Vá para um site que lhe permita buscar informações sobre um endereço IP. Realize a seguinte busca no Google: "IP Lookup" ou "IP Geolocation". Os termos são em inglês pelo fato de que a maior parte dos sites relacionados a estas ferramentas possuem seus endereços em inglês. Com esta busca, você irá obter uma grande lista de sites que oferecem este serviço gratuitamente.
  3. Trace an IP Address Step 10 Version 5.jpg
    3
    Entenda o que você pode e o que você não pode obter a partir do endereço IP:
    • Qual provedor de Internet (ISP, do Inglês "Internet Service Provider") o usuário está usando. Em alguns casos, pode ser a empresa do usuário (por exemplo, Ford.com). Em outros casos, pode ser apenas um dos grandes provedores, como LocaWeb, UOL ou HostGator.
    • A localização física aproximada do usuário (por exemplo, Brasília, DF).
    • Tenha em mente que, normalmente, você não vai saber o nome real da pessoa que está usando o endereço IP (por exemplo, José Ferreira da Silva). Os ISPs normalmente só liberam tais informações sob ordem judicial.

Método 4 de 4: Traceroute

Trace an IP Address Step 11 Version 5.jpg
1
Se você estiver usando um computador com Windows, outra maneira de descobrir alguma informação sobre alguém é ir ao prompt de comando e digitar tracert <endereço IP>. No UNIX (incluindo Linux e OS X), abra um shell (programa que permite interagir com o sistema operacional através de comandos) e utilize o comando traceroute <endereço IP>.

Nenhum comentário:

Postar um comentário