.BUNNER

MENU DA BAGUNÇA

NAVEGUE TAMBEM POR

domingo, 13 de abril de 2014

Aprenda a deixar o boot do seu Windows 8 mais rápido ainda

Por Sérgio Oliveira RSS | 23.11.2013 às 15h21
Windows 8
O Windows 8 pode ter muitos defeitos, mas definitivamente a velocidade do seu boot não é um deles. Com o novo modo de inicialização rápida adotada pela Microsoft a partir dessa versão do Windows, o tempo que separa o apertar do botão ligar e a efetiva utilização do sistema é tão pequeno que alguns usuários já chegaram a reclamar da rapidez com que o sistema inicia.
O problema é que, com o tempo, os aplicativos que são instalados na máquina acabam por pesar a inicialização do computador, deixando-o significativamente lento e pesado. Isso pode levar os mais aficionados por velocidade e desempenho à loucura e à formatação. Mas calma, não precisa se desesperar tanto!
Existem algumas medidas que podem ser tomadas para restaurar a velocidade de inicialização do seu computador com Windows 8. Vamos a elas.

Verifique o tempo de inicialização do seu sistema

Para saber como consertar um problema, primeiro é preciso conhecê-lo bem. Se o objetivo aqui é turbinar o tempo de inicialização do Windows 8, é necessário pelo menos saber quanto tempo ele está demorando para carregar. É possível executar essa tarefa de três formas diferentes.
Aqui iremos considerar o tempo de boot do Windows como sendo o intervalo que existe entre a ação de apertar o botão ligar até o momento que o Windows está totalmente pronto para uso, com todos os programas carregados.
A primeira delas é utilizando o bom e velho cronômetro. Essa modalidade rústica, mas prática, é recomendada para aqueles que se importam somente com o tempo total do carregamento do sistema e desconsideram quanto tempo dura cada etapa do processo. Corra lá naquela gaveta do seu armário, busque aquele relógio digital Casio e prepare-se para iniciar o cronômetro assim que apertar o botão de ligar a máquina. Pare-o assim que conseguir fazer login no Windows e todos os programas terminarem de carregar.
A segunda maneira de verificar quanto tempo o Windows está demorando para carregar é utilizando o Gerenciador de Tarefas. Para acessá-lo basta buscar por "Gerenciador de Tarefas" na interface Metro do sistema.
Busque pelo Gerenciador de Tarefas para acessá-lo
Busque pelo Gerenciador de Tarefas para acessá-lo
Na janela da ferramenta, clique em "Mais detalhes" no canto inferior esquerdo da aba "Inicializar". Lá, é possível encontrar a informação "Última hora do BIOS" no canto superior direito.
No gerenciador de tarefas é possível verificar quanto tempo levou o último boot do sistema
No gerenciador de tarefas é possível verificar quanto tempo levou o último boot do sistema
É importante perceber que esse recurso só mede o tempo gasto entre o ato de ligar o computador e o surgimento da tela de login do Windows. Também é possível que ele não esteja disponivel em computadores mais antigos, cujos donos terão que recorrer à terceira maneira de medir o tempo de boot do Windows.
Essa última forma de medir o tempo de boot do sistema é mais técnica e envolve o Visualizador de Eventos do Windows. Pressione Windows + W, busque por "Eventos" e selecione "Exibir log de eventos" na lista de resultados.
Busque pelo visualizador de eventos do Windows
Busque pelo visualizador de eventos do Windows
Na janela que se abre, navegue para "Logs de Aplicativos e Serviços" -> "Windows" -> "Diagnostics Performance" -> "Operacional". Ordene a lista que aparece no centro pela coluna de "Identificação de Evento" e busque pelos eventos de número 100.
Ordene a lista pelo identificador de eventos e encontre os de número 100. Esses são os eventos de boot considerados críticos pelo Windows
Ordene a lista pelo identificador de eventos e encontre os de número 100. Esses são os eventos de boot considerados críticos pelo Windows
Esses são os eventos de inicialização considerados críticos e registrados pelo Windows. Na imagem, o Windows identificou uma inicialização demasiadamente lenta no dia 20/11 e que cuja duração foi de mais de 4 minutos!
Isso não pode ser considerado normal, principalmente se a máquina em questão for uma com bom processador e dispor de uma quantidade modesta de memória RAM.
Para analisar em detalhes o que pode ter ocorrido, basta clicar na aba "Detalhes" e analisar quais processos são executados durante o boot e quanto tempo cada um deles consumiu.
Note que as duas primeiras formas de medir o tempo de boot servem para o "boot da vez" e podem apresentar resultados diferentes. Isso porque cada boot é único e executa rotinas de inicialização diferentes. Já o último modo vai ao "X da questão" e oferece ao usuário uma lista de boots tidos como anormais e dignos de atenção.
Com os números devidamente anotados, agora é hora de desativar alguns recursos e serviços desnecessários que impactam na inicialização do Windows 8.

Habilitando o recurso de Inicialização Rápida

A partir do Windows 8 a Microsoft adotou um recurso interessante para agilizar a inicialização do sistema. Chamado de Inicialização Rápida, a novidade armazena a sessão do kernel e os drivers dos dispositivos no arquivo de hibernação hiberfil.sys. Quando iniciado, o computador busca esse arquivo para restaurar o estado do sistema ao invés de executar todos os processos e carregar todos os drivers de uma vez a cada inicialização. No fim das contas, na prática, a Inicialização Rápida mistura o modo de inicialização tradicional com a hibernação.
Para habilitá-lo e agilizar a inicialização, busque por "Opções de Energia" na interface Metro.
Busque e acesse as opções de energia do computador para ativar a inicialização rápida
Busque e acesse as opções de energia do computador para ativar a inicialização rápida
Nela, clique em "Escolher a função dos botões de energia" no canto esquerdo e abra "Alterar configurações não disponíveis no momento".
Selecione essa opção para definir o que acontece quando o sistema é desligado
Selecione essas opções para definir o que acontece quando o sistema é desligado
Selecione essas opções para definir o que acontece quando o sistema é desligado
Busque pela opção "Ligar Inicialização rápida (recomendado)" e ative-a se ela estiver desativada. Se alguma alteração tiver sido feita, salve-as e reinicie seu computador.
Finalmente, ative o recurso de inicialização rápida do Windows 8
Finalmente, ative o recurso de inicialização rápida do Windows 8
Alguns usuários já relataram alguns problemas após ativar a Inicialização Rápida e tiveram que desabilitá-la novamente. Se você é um desses usuários, basta seguir os passos anteriores para desabilitar o recurso.
Caso tenha ocorrido tudo certo, você já deve sentir uma melhora no tempo de boot do seu Windows.

Desabilitando a inicialização de alguns programas

O Gerenciador de Tarefas do Windows 8 é uma das coisas que mais melhoraram nessa versão do sistema operacional. Nela, é possível acessar várias informações vitais do sistema, inclusive o tempo de carregamento de cada programa que inicia com ele.
Acesse-o clicando com o botão direito do mouse na barra de tarefas e selecionando "Gerenciador de Tarefas". Para ver quais programas iniciam com o Windows e qual o impacto de cada um deles na inicialização, clique na aba "Inicializar" e em seguida em "Mais detalhes" no canto inferior esquerdo.
Acesse novamente o Gerenciador de Tarefas do Windows
Acesse novamente o Gerenciador de Tarefas do Windows
Na lista de programas que aparecem, veja quais tem o impacto classificado como "alto" ou "médio" e avalie se eles realmente precisam iniciar assim que você liga o computador.
Analise a lista de programas que inicializam com o Windows e defina quais realmente são necessários iniciar com o sistema e quais não para desativá-los
Analise a lista de programas que inicializam com o Windows e defina quais realmente são necessários iniciar com o sistema e quais não para desativá-los
Basicamente, a cada programa de alto ou médio impacto desabilitado, cerca de meio segundo será ganho no boot. No entanto,  é importante estar ciente que cada inicialização é única e pode ser que às vezes sua máquina inicie mais rápido que outras.

Desabilitando a inicialização de alguns serviços

O Windows carrega uma tonelada de serviços automaticamente, você querendo ou não. Alguns deles realmente são essenciais, já outros você nunca usou e nunca usará na vida. Então é hora de desabilitá-los para agilizar o boot do seu sistema.
No seu teclado, pressiona as teclas Windows + R para abrir a janela "Executar". Nela, digite "msconfig" e clique em "OK".
Na janela
Na janela "Executar", digite "msconfig" para acessar as configurações do sistema
A janela de configurações do sistema aparecerá. Nela, vá à aba "Serviços" e veja a enorme lista de serviços existentes no Windows. É possível desabilitar qualquer um desses serviços da lista, mas é altamente recomendável que você só o faça com conhecimento de causa.
A lista de serviços do Windows é extensa e a desativação de alguns deles só deve ser feita com conhecimento de causa
A lista de serviços do Windows é extensa e a desativação de alguns deles só deve ser feita com conhecimento de causa
Por exemplo, os serviços da Microsoft geralmente são relacionados ao correto funcionamento do seu hardware. Desabilitá-los aleatoriamente pode causar um mau funcionamento inesperado e difícil de corrigir. Portanto, é melhor deixá-los quietos.
Se você não é um usuário avançado e não tem a menor ideia do que está acontecendo aqui, aqui vai uma lista de serviços que você pode desabilitar sem medo.
  • Arquivos offline: se seu computador não faz parte de uma rede, você pode desativar esse recurso
  • Windows Search: se você não usa a pesquisa do Windows Explorer com frequência, esse serviço pode ser desativado
  • Fax: se você não utiliza aparelhos de fax conectados ao computador, desative esse serviço
  • Serviço de Relatórios de Erro do Windows: se você não quer que informações da sua máquina sejam enviadas a Microsoft quando um erro ocorrer, desative essa opção
  • Assistente de aquisição de imagens do Windows: se você não tem nenhum scanner ou câmera conectado ao seu PC, pode desativar esse recurso sem problemas
  • Proteção para a Família: se nenhuma criança compartilha o computador com você, desative esse serviço
Esses são apenas alguns serviços de uma lista enorme dos que podem ser desabilitados, mas que, dependendo de quão lento seu sistema estava, com certeza já serão suficientes para ganhar vários segundos, talvez até minutos, na inicialização do sistema.
E você? Quanto tempo conseguiu poupar na inicialização do seu Windows 8 com essas dicas? Divida sua experiência e compartilhe suas dicas nos comentários abaixo.

Matéria completa: http://canaltech.com.br/dica/windows-8/Aprenda-a-deixar-o-boot-do-seu-Windows-8-mais-rapido-ainda/#ixzz2ylEarM9h
O conteúdo do Canaltech é protegido sob a licença Creative Commons (CC BY-NC-ND). Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

MUDAR SOM DO COMPUTADOR WINDOWS 7

http://www.tecmundo.com.br/windows-7/4189-dicas-do-windows-7-como-mudar-o-som-de-inicializacao.htm

O som de inicialização sempre foi uma característica do Windows. No 7, existem diversos esquemas de sons diferentes que modificam o som automaticamente, mas por que não inserir a sua própria saudação? Veja como proceder:
A maneira mais simples é clicar com o botão direito do mouse no ícone de som na Área de notificação do Windows, localizada ao lado do relógio, e escolher a opção “Sons”.
Dicas do Windows 7: como mudar o som de inicialização
Se por algum motivo o ícone de som não for exibido, você deve abrir o Painel de controle e selecionar a opção “Hardware e Sons”.
Dicas do Windows 7: como mudar o som de inicializaçãoEm seguida, no tópico “Sons”, clique em “Alterar sons do sistema”.
Dicas do Windows 7: como mudar o som de inicialização
Ao abrir a janela, escolha um dos esquemas de som existentes para fazer a mudança e clique em “Aplicar”. Na lista de eventos do programa, é possível conferir a alteração. Para isso, selecione o item “Logon do Windows” e clique em “Testar”. Mas atenção: ao mudar o esquema de som, todos os barulhos serão alterados.
Dicas do Windows 7: como mudar o som de inicialização
Personalização
Para personalizar o som de inicialização com uma saudação diferente, procure pelo som “Logon do Windows” e clique no botão “Procurar”.

Dicas do Windows 7: como mudar o som de inicialização
Agora, selecione um arquivo WAV do seu computador e clique em “Aplicar”. Para inserir um som próprio, é necessário que ele esteja no formato WAV. Caso queira gravar um som utilizando o microfone ou as entradas de áudio, confira o artigo “Audacity: como gravar sons”. Para utilizar músicas em MP3 e outros barulhos, utilize um conversor de áudio para modificar o formato.
Com isso, é possível criar ambientes sonoros de jogos, filmes e até mesmo frases que ficaram conhecidas pelo YouTube. Isso pode ser usado em todos os sons do Windows e até mesmo como toques para celular. Crie o seu diga-nos como ficou

Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/windows-7/4189-dicas-do-windows-7-como-mudar-o-som-de-inicializacao.htm#ixzz2uQvsXPfp

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

DESATIVAR FIREWALL DO WINDOWS 7

  1. Para abrir Firewall do Windows, clique no botão IniciarImagem do botão Iniciar e em Painel de Controle. Na caixa de pesquisa, digite firewall e clique em Firewall do Windows.
  2. No painel esquerdo, clique em Ativar ou desativar o Firewall do Windows. É necessário ter permissão do administradorSe você for solicitado a informar uma senha de administrador ou sua confirmação, digite a senha ou forneça a confirmação.

    Imagem do link Ativar ou desativar o Firewall do Windows no Firewall do Windows
    Link de Ativar ou desativar o Firewall do Windows no Firewall do Windows
  3. Clique em Ativar o Firewall do Windows em cada local de rede que você queira proteger e clique em OK.
    Para que o firewall evite que todos os programas se comuniquem, inclusive os programas que anteriormente podiam se comunicar pelo firewall, marque a caixa de seleção Bloquear todas as conexões de entrada, incluindo as que estejam na lista de programas permitidos.

    Aviso

    • Não desative o Firewall do Windows, a menos que tenha outro firewall habilitado. A desativação do Firewall do Windows pode deixar o computador (e a rede, se houver uma) mais vulnerável a danos causados por worms ou hackers.
    • Além de um firewall, você também vai precisar de um antivírus ou antimalware para ajudar a proteger o seu computador. Instale o Microsoft Security Essentials ou algum outro antivírus e antimalware e mantenha-os atualizados. Muitos desses programas se atualizam automaticamente.
  4. Para abrir Firewall do Windows, clique no botão IniciarImagem do botão Iniciar e em Painel de Controle. Na caixa de pesquisa, digite firewall e clique em Firewall do Windows.
  5. Clique para Ativar ou desativar o Firewall do Windows. É necessário ter permissão do administradorSe você for solicitado a informar uma senha de administrador ou sua confirmação, digite a senha ou forneça a confirmação.
  6. Clique em Desativar o Firewall do Windows (não recomendado) em cada local de rede que você quiser interromper a proteção e clique em OK.

ALTERANDO DO SOM DE INICIALIZAÇÃO DO WINDOWS 7

O som de inicialização sempre foi uma característica do Windows. No 7, existem diversos esquemas de sons diferentes que modificam o som automaticamente, mas por que não inserir a sua própria saudação? Veja como proceder:
A maneira mais simples é clicar com o botão direito do mouse no ícone de som na Área de notificação do Windows, localizada ao lado do relógio, e escolher a opção “Sons”.
Dicas do Windows 7: como mudar o som de inicialização
Se por algum motivo o ícone de som não for exibido, você deve abrir o Painel de controle e selecionar a opção “Hardware e Sons”.
Dicas do Windows 7: como mudar o som de inicializaçãoEm seguida, no tópico “Sons”, clique em “Alterar sons do sistema”.
Dicas do Windows 7: como mudar o som de inicialização
Ao abrir a janela, escolha um dos esquemas de som existentes para fazer a mudança e clique em “Aplicar”. Na lista de eventos do programa, é possível conferir a alteração. Para isso, selecione o item “Logon do Windows” e clique em “Testar”. Mas atenção: ao mudar o esquema de som, todos os barulhos serão alterados.
Dicas do Windows 7: como mudar o som de inicialização
Personalização
Para personalizar o som de inicialização com uma saudação diferente, procure pelo som “Logon do Windows” e clique no botão “Procurar”.

Dicas do Windows 7: como mudar o som de inicialização
Agora, selecione um arquivo WAV do seu computador e clique em “Aplicar”. Para inserir um som próprio, é necessário que ele esteja no formato WAV. Caso queira gravar um som utilizando o microfone ou as entradas de áudio, confira o artigo “Audacity: como gravar sons”. Para utilizar músicas em MP3 e outros barulhos, utilize um conversor de áudio para modificar o formato.
Com isso, é possível criar ambientes sonoros de jogos, filmes e até mesmo frases que ficaram conhecidas pelo YouTube. Isso pode ser usado em todos os sons do Windows e até mesmo como toques para celular. Crie o seu diga-nos como ficou.

Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/windows-7/4189-dicas-do-windows-7-como-mudar-o-som-de-inicializacao.htm#ixzz2tadU80pl

GRÁFICO COM EIXOS NO EXCEL

A necessidade de criar um gráfico com dois eixos Y vem da existência de duas colunas com dados diferentes, mas que devem ser exibidos em um mesmo gráfico. Na tabela 1 temos um exemplo. Na coluna venda temos o total vendido e na coluna Inadimplência temos o total de inadimplência que a venda gerou.
Passo 1:
Copie a tabela 1 em uma planilha do Excel. Estamos utilizando o Excel 2010, porém poderão também ser utilizadas as versões 2003 ou 2007.
http://www.oficinadanet.com.br//imagens/coluna/2705/1.png


Passo 2:
Selecione a tabela, clique na aba Inserir, selecione o gráfico de colunas 2D.
Confira nosso curso: Curso completo de Excel 2010
http://www.oficinadanet.com.br//imagens/coluna/2705/2.png


Passo 3:
O Excel criará um gráfico com os dados das colunas selecionadas, porém como pode-se notar a coluna Inadimplência está abaixo do mínimo e nem sequer aparece no gráfico.
http://www.oficinadanet.com.br//imagens/coluna/2705/td_3.png


Para criar o novo eixo Y, em primeiro lugar teremos que fazer com que a coluna inadimplência apareça. Para tanto copie o valor da célula C2 para uma célula vazia, em seguida altere o seu valor para 30.000 conforme a imagem. Não esqueça de mudar o tipo de percentual para valor para que possa aparecer o gráfico.
http://www.oficinadanet.com.br//imagens/coluna/2705/td_4.png


Passo 4:
Clique com o botão direito sobre a barra da inadimplência(vermelha) e clique na opção Formatar Série de Dados, em seguida selecione a opção Plotar Série no e altere para Eixo Secundário.
http://www.oficinadanet.com.br//imagens/coluna/2705/td_5.png


Passo 5:
Após fechar a tela de Formatar Série de Dados, clique na coluna vermelha, clique com o botão direito e selecione a opção Alterar Tipo de Gráfico, mude para um gráfico de sua preferência, no nosso caso foi selecionado um gráfico de linha com marcadores.
http://www.oficinadanet.com.br//imagens/coluna/2705/td_6.png


Passo 6:
Retorne o valor da célula C2 que havia sido reservado e você terá o gráfico com dois eixos Y.
http://www.oficinadanet.com.br//imagens/coluna/2705/td_7.png
Funções lógicas do Excel - SE() - E() - OU()
Funções lógicas são o meio utilizado no Excel para testar valores, verificando se atendem a determinadas condições.
Você pode Colar uma Função - ou estudá-la - acionando a opção Função no Menu Inserir ou pressionando a combinação de teclas Shift+F3 (cuidado: no Word Shift+F3, aciona Maiúsculas/Minúsculas).
Note que na tela Colar função tem uma breve explicação sobre a função.

1) A Função SE()

Antes de tentar entender vejamos como funciona. Por enquanto esqueça o Excel.
"Ouça" o que eu vou dizer:

SE você for brasileiro te darei R$ 100,00; caso contrário, R$ 1,00.
E aí? Quanto você ganhou? A maioria das pessoas que está lendo isto agora ganhou R$ 100,00.
Vou mudar a frase só um pouquinho:
SE( for brasileiro; ganha R$ 100,00; se não, R$ 1,00.). Não mudou nada, né?
Última mudança:
SE(brasileiro; R$ 100,00; R$ 1,00.). Continua na mesma, só que bem simplificado, certo?
Isto é a função SE(). Como você notou, começamos com uma frase normal e, no final, acabamos com uma função.
Trocado em miúdos a coisa funciona assim:
Vamos transformar isto na linguagem do Excel:

=SE(A1+B1=4;"Ana";"Reynaldo").

Agora vamos ler com as palavras “dele”: SE A1+B1 FOR IGUAL a 4; Escreva Ana; SE NÃO FOR=4 Escreva Reynaldo.
Note que os nomes Ana e Reynaldo estão entre aspas. Isto é o mesmo que mandar o Excel escrever na célula o que estiver entre aspas.

Outro exemplo? Vamos lá.
Observe a figura:

Suponha que você deseje exibir o próprio valor da célula B4 se esta contiver um número menor do que 100, e que você deseja exibir a mensagem "O valor está fora do intervalo." se ela não contiver.
A função será assim: SE(B4<100); B4; "O valor está fora do intervalo.").
Nas "palavras" do Excel fica assim: SE B4 for menor que 100; lance o próprio valor de B4; senão, "escreva" "O valor está fora do intervalo."
O importante aqui é: se a resposta é um endereço de célula ou um número ou uma fórmula não usamos aspas; mas se é para escrever uma palavra, frase, palavrão, sei lá, usamos as aspas.
No exemplo acima a resposta será: 40 (que é o próprio valor de B4)
2) A Função E()

De novo "ouça" o que eu vou dizer. Esta frase a seguir é VERDADE ou MENTIRA? (pra quem gosta de Lógica - Verdadeiro ou Falso). Se for verdade você recebe mais R$100,00, combinado?
Você tem dois olhos E duas orelhas E nasceu no planeta Terra.
(Cara! Se você não ganhou os R$100,00 prefiro nem te conhecer...)
Quer ganhar mais cem? Analise a frase:
Você tem dois olhos E cinco orelhas E nasceu no planeta Terra.
Agora você perdeu! (espero...)
Resumindo: a função E() para ser Verdadeira precisa que todas as opções sejam verdadeiras.
E a função se escreve assim: E(2+2=4;3+3=6)
Agora lendo: É verdade que 2+2=4 E também é verdade que 3+3=6?
Logo isso aí é verdade. Analise as funções a seguir e responda: Verdadeiras ou Falsas?
E(10<100;5*5=25)
E(10+90=100;5*5=25;4+4=8;10+1=175,4)
Fez aí? A primeira é verdade e a segunda falsa. Por quê? (mole, não?)
Na prática usamos o E() acoplado ao SE()
Lembra da frase:
Você tem dois olhos E duas orelhas E nasceu no planeta Terra? Se for verdade você recebe R$100,00, combinado?

Vamos transformar isto no SE() combinado com E()
SE(E(Você tem dois olhos;duas orelhas; nasceu no planeta Terra) ganha R$100,00; senão ganha R$ 00,00)
(O Excel lê isso assim: SE É verdade que você tem dois olhos E também é verdade que tem duas orelhas E também é verdade que nasceu no planeta Terra ganha R$100,00; se não for verdade, ganha R$00,00)
Agora pra valer!
SE(E(10+90=100;5*5=25;2+2=4);100;0) - Resposta: 100
SE(E(10+90=100;5*5=80;2+2=4);100;0) - Resposta: 0
2) A Função OU()

Agora que você sabe tudo da função E() fica fácil. Só muda um pouquinho.
Vamos lá. Mais 100 pratas se for Verdade!
OU você sabe ler, OU você está estudando, OU você respira. Ganhou as cem pratas?
OU você respira, OU você só fala mandarim, OU você nasceu na Lua. Ganhou de novo, certo? (estou supondo que você respire...)
Resumindo: na função OU() basta que uma condição seja prenchida.
Outra com OU()
OU(você=marciano;você>120 anos;você=assassino de professores de informática)
(Se pra você isso der Verdadeiro vou tirar meu site do ar e fugir do país...)
E para acabar vamos misturar o SE( ) com o OU()
Na planilha abaixo observe a função: =SE(OU(A1>5;B1>5);"Valeu";"Não valeu") escrita na barra de fórmulas.
Vamos ler: SE(OU(A1>5 ou B1>5); escreva Valeu;senão escreva "Não valeu")
Observe a figura a seguir e os resultados.
Como já vimos, na função OU se apenas um dos valores, ou todos, forem Verdadeiros a função será Verdadeira e retornará o primeiro valor.
___________________________________________________________________
Pra queimar o " seu processador", um exemplo real
(Casa da Moeda - 11set2005)


Se a célula D4 contiver a fórmula:

=SE(E(MÉDIA(B2:D2)>40;MÉDIA(B3:D3)>30);MÉDIA(C2:D3);MÉDIA(D2:D3))
Vamos "ler" a fórmula como se fosse uma carta:
"Sr Excel"
a) SE a MÉDIA(B2:D2)>40 for Verdadeiro E a MÉDIA(B3:D3)>30 também for Verdadeiro) então, "Sr Excel", coloque na célula D4 o primeiro valor aí ao lado, ou seja, MÉDIA(C2:D3);
b) porém, SE a MÉDIA(B2:D2)>40 for Falso OU a MÉDIA(B3:D3)>30 for Falso) então, "Sr Excel', coloque na célula D4 o segundo valor aí ao lado, ou seja, MÉDIA(D2:D3)
E aí, o que fez o "Sr Excel"?
Verificou que a Média de B2 até D2 não é maior que 40, portanto é Falso.
Verificou que a Média de B3 até D3 é maior que 30, portanto Verdadeiro.
Assim ele resolveu "optar" pela alternativa b), acima. E, assim, "escreveu' na célula D4 o valor =Média(D2:D3) ou seja a Média de D2 até D3.
Resposta: 35
Simplíssimo, não?!!
E pra complicar só mais um pouquinho...
Em um colégio queremos que o Excel lance ao lado das notas as expressões
Aprovado - Em recuperação - Reprovado
Até aqui vimos a função SE com apenas duas possibilidades. Então, como fazer isso?
Simples! Iremos colocar uma Função SE() dentro de outra Função SE()
A isto chamamos de Aninhamento de funções.
Ficará assim:
= SE(Nota>=5,0; "Aprovado";SE(Nota>=4;"Recuperação";"Reprovado"))
Explicando melhor:
Se a Nota for maior ou igual a 5,0 a resposta será "Aprovado";(está em marron)
se não for
Caímos na segunda função SE (em azul) que também tem duas possibilidades - Recuperação ou Reprovado.
Ficará assim:

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Esqueci a senha do roteador, como posso resolver?

Esqueci a senha do roteador, como posso resolver?
Mai
21
Proteger o roteador com senha para que computadores desconhecidos não tenham acesso à rede sem fios é uma escolha comum. Mas você já pensou o que aconteceria caso esqueça a senha da sua própria rede? O tiro sairia pela culatra.
Se isso acontecer, esteja prevenido e veja como recuperar o acesso à sua internet.
- O primeiro passo é entrar nas configurações do roteador. Para isso, abra algum navegador de internet e digite o IP na barra de endereços. Cada roteador possui um IP para configuração, descubra o código do roteador que está na rede da sua casa.
- É preciso digitar um login e senha para ter acesso às configurações. Caso você não sabia ou nunca tenha utilizado, novamente procure as informações de acordo com o modelo do roteador, pois cada aparelho possui uma senha fixa.
- Uma vez dentro do sistema de gerenciamento da rede, exclua a senha anterior. Não é possível recuperar a palavra passe antiga, somente apagá-la para criar uma nova.
Teste
Depois de salvar as mudanças, vá até a barra de tarefas do Windows e reconecte o computador ao sinal da rede com a nova senha. Caso não funcione, recomece o tutorial.

Qual a diferença entre impressora a laser e a jato de tinta?

Qual a diferença entre impressora a laser e a jato de tinta?
Mai
05
Das mais simples e baratas, até as rebuscadas e caras, existem muitos tipos de impressoras – algumas são capazes até de desenvolver funções de outros produtos, como tirar cópias ou digitalizar documentos não por acaso, esses itens são chamados de multifuncionais.
Com tantas opções fica difícil tomar a decisão de qual a melhor impressora. É complicado comparar os produtos, pois cada um deles possui particularidades, seja com impressão por gotejamento, laser ou matricial. Veja os detalhes de cada um deles e tome a decisão de qual equipamento se encaixa no seu perfil.
Jato de tinta: as impressoras com sistema de gotejamento mantém a tinta armazenada em pequenos cartuchos, que liberam as cores no papel de acordo com a demanda. São armazenadas apenas algumas cores principais, que são misturadas para produzir as demais.
Esse tipo de impressora pode imprimir nos mais diversos tipos de papel, mas tome cuidado, pois o contato com a água faz com que o conteúdo escorra e borre as folhas. O custo desse formato também é um dos mais baixos, ideal para quem utiliza pouco, em residências.
Laser: a impressão utilizando o método a laser não precisa de tinta liquida. O processo é feito utilizando um laser que cria uma carga eletroestática no papel, atraindo o pó de tinta para área demarcada. A vantagem desse processo é que ele possibilita ai impressão de um número maior de páginas do que os cartuchos de tinta, mas também é muito mais caro.

Como configurar uma rede sem fios

Como configurar uma rede sem fios
Ago
27
Diminuir o número de fios e cabos, juntamente com o tamanho dos aparelhos eletrônicos, é o futuro da informática. A internet 3G e as pessoas acessando a rede pelos celulares e tablets é um exemplo dessa mudança. Mas para quem deseja levar essa mudança para dentro de casa, gerando mais mobilidade para os computadores da residência, a opção é utilizar uma rede sem fios. Veja como:
Passo a passo para criar uma rede
- Antes de tudo, é preciso possuir um sinal de internet válido. Algumas empresas costumam oferecer o serviço, em que a qualidade e a velocidade variam de acordo com a necessidade do cliente. Decida qual é a finalidade da rede em casa e contate uma operadora que cobre a região.
- Compre os equipamentos necessários. São requeridos um roteador e um receptor wireless para cada computador (caso os PCs já não tenham).
- Depois de instalar a internet, plugue o roteador no sinal de internet, crie um login e senha e configure as opções de acesso do equipamento.
- Por último, conecte os receptores wireless em cada máquina e configure-os. Dessa forma, os computadores conseguirão utilizar o sinal do roteador para entrar na internet e navegar nas páginas da rede.
- Além da internet, também é possível compartilhar arquivos entre os computadores, sem utilizar nenhum fio. Quando estiver alterando as configurações do roteador, habilite esse recurso.
Mais informações
Caso ainda tenha alguma dúvida a respeito de como configurar um roteador sem fio, ligue para o UOL Assistência Técnica, e solicite mais explicações. Além disso, também explicamos quais as vantagens de utilizar esse tipo de conexão sem fios, como integrar uma impressora ao sistema e damos outras informações que agilizam seus procedimentos no mundo da informática.

Cuidados com a bateria do notebook

Cuidados com a bateria do notebook
Nov
25
Para que o computador portátil tenha longa vida, é necessário tomar muitos cuidados com ele no dia a dia. Por exemplo, não deixar que ele caia no chão ou que líquidos em geral sejam derramados sobre ele. Entretanto, uma das peças mais importantes e frágeis do notebook é a bateria.
Cuidados com a bateria
É importante tratar a bateria com cuidado por diversos motivos:
- Para que ela tenha vida útil longa; - Para que não tenha de ser carregada a cada 5 minutos; - Para que não pare de funcionar repentinamente e pegue o usuário desprevenido; - Somente funcione conectada à tomada, o que transformará seu notebook em um Desktop.
Dicas para a duração da bateria
Para que sua bateria dure muito, alguns cuidados devem ser considerados. O mais importante deles é não molhá-la e também evitar que ela fique empoeirada. Atualmente, baterias não ficam mais "viciadas", ou seja, elas não se desgastam ou apresentam vida útil menor caso sejam retiradas da tomada quando ainda não estão completamente carregadas. Entretanto, é bom evitar deixá-las por muito tempo carregando, já que podem esquentar e, isso sim, é bastante nocivo a elas.
O calor é um fator que pode acabar com as células das baterias e, por isso, diminuir sua vida útil. Evite deixar seu notebook ou netbook sob o sol o máximo possível. É importante mantê-los à sombra e em lugares frescos. Em caso de viagem ou longa ausência em relação ao eletrônico, não o deixe por perto de janelas, exposto aos raios solares ou em ambientes muitos quentes. Isso é uma forma de prolongar a vida dessas "pilhas" que dão vida ao notebook (e aos netbooks, aos celulares e smartphones).
Conte com o UOL Assistência Técnica
Para saber mais sobre como cuidar bem de seus portáteis, aumentado sua vida útil, entre em contato com o UOL Assistência Técnica, que daremos mais dicas e informações a respeito do assunto. Além disso, podemos explicar como garantir longevidade a outros eletrônicos, como PCs, impressoras e quaisquer outros equipamentos de informática.